O cós é uma tira de tecido na região da cintura de jeans e outras peças, normalmente contendo um botão frontal e passantes de cinto.
É um tipo de costura mais básica e também muito usada, pois é possível fazer uma peça de roupa apenas com esse método. Para realizá-la, é preciso overlocar todas as peças e, em seguida, juntá-las na máquina reta.
Como o próprio nome já sugere, destroyed significa “destruído” em inglês, então seria os jeans com aparência e aspecto gasto e destruído, com vários rasgos, marcações de uso, arranhados e etc.
O elastano, também chamado comercialmente de Spandex ou Lycra, é uma fibra têxtil sintética feita a partir de petróleo. Ela é amplamente utilizada por sua característica de esticar, e pode ser encontrada em vários tipos de tecidos e peças de vestuário.
A lavagem por enzimas, é um tipo de lavagem, que assim como outros produtos como o cloro, faz marcações no tecido mas com um componente diferente.
A LYCRA® é uma fibra sintética patenteada, composta por uma grande quantidade de elastano, possibilitando bastante elasticidade nas roupas.
O liocel, também conhecido como lyocell ou tencel, é uma fibra artificial extraída da celulose da polpa da madeira, geralmente do eucalipto. Reconhecida por sua resistência, que auxilia seu processo de confecção, resulta em tecidos leves, com excelente caimento e muito brilho.
A pala do jeans, é tipo um recorte na modelagem, na maioria das vezes na parte superior traseira da calça jeans, logo abaixo do cós, que possibilita melhor caimento da peça.
É um tipo de pedra, muito usada nas lavagens do denim, para dar mais desgaste nas peças. Ela promove uma abrasão física no tecido.
Puído é um tipo de abrasão que se faz no jeans, como um pequeno rasgo ou desfiado, para dar aspecto de usado.
Sanforização é um processo de acabamento dado a tecidos. É um procedimento realizado com a finalidade de provocar o encolhimento mecânico no tecido no sentido do urdume (comprimento). Esse processo é geralmente aplicado a tecidos de algodão.